![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZ8NxzCdDgjBiH9KSLxxggAHu9_BjrLKEWo8elvCA1v7sdWmW7ZNpt9NVX8X3Yed9J88e4Q5_EVOwDk-hP_HhLCLHMX1IrfputWcUY9H8dsu5xb29by-n2ZOraxzvtZXyGKV5AfRw9YKE/s320/holy_spirit_window_sticker.jpg)
Quando a gente volta da faculdade vem todo mundo conversando e rindo no ônibus. Tem gente que faz declarações sinceras, por exemplo: "estes anos na faculdade foram os melhores". Ou, "tem dia que eu não gosto de pensar, fico igual a um vegetal".
Será mesmo que o vegetal não pensa? Qual é a definição de pensamento? E o girassol? Ele "pensa": "oba, olha o Sol, vou me girar na direção dele".
Sei lá aonde, eu li que o homem é um animal racional. Mais do que isso, é o único animal racional. Certa vez, um professor de física, disse que o homem é um animal, embora a igreja tente convencer-nos do contrário. Era um tipo polêmico e gozador. Eu, na época, fiquei escandalizada, a mentalidade religiosa ainda me dominava. Obrigada, professor, por abrir a minha cabeça. Verdade, sem maldade.
Agora, pense no seu cãozinho de estimação. Ele come o seu jornal algumas vezes, mas uma hora ele aprende que não deve comer mais se não é ralhado. Ele vê o jornal e "pensa" nos seus gritos e desiste da empreitada. Já a minha Mocinha não deixa de comer o jornal porque eu não ralho com ela. Eu deixo ela mais ou menos livre pra fazer o que quiser, mas tem limite, claro. Acho que eu devia mesmo é cancelar a asssinatura do jornal.
Eu não sei qual é a definição de pensamento, mas comparando os animais, especialmente os mamíferos, com o homo sapiens, estes estão para uma calculadora HP como o homem está para um supercomputador. Já o girassol, eu o comparo a um ábaco, aquele instrumento antigo de fazer contas com "contas".
Eu gosto mesmo é de pensar na potência do raciocínio do Criador do Universo, o Grande Arquiteto Do Universo como diriam alguns. Não me parece mais um mistério que Ele conheça o futuro, que seja o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim - na descrição do livro do Apocalipse. Porque Ele conhece a equação diferencial do universo e, além disso, é ele quem dá as condições iniciais, ou as condições de contorno. Estou arriscando no terreno da Matemática Aplicada. Então, nessas condições, considerando que o sistema não é caótico, ainda que alguns estudem a ordem no caos, só pode acontecer de Ele conhecer o fim desde o princípio mesmo.
Tem gente que pensa que eu estudo dia e noite. Não é bem assim. Uma coisa que eu preciso "contar" aqui, é uma declaração: Eu sou um ser iluminado. Não dessa seita dos filósofos iluministas da qual Voltaire fazia parte. Eu sou iluminada pelo Espírito, The Holy Ghost. E não sou a única pessoa dessa seita dos iluminados pelo Espírito. Qualquer que ouvir a voz dEle e abrir a porta também será iluminado. Tudo começa no plano espiritual. Pense na dualidade espírito-matéria. Pense que só existe espírito e matéria. Então, o pensamento, como não é matéria, tem que ter relação com o espírito.
Nós, da seita dos iluminados pelo Espírito, vamos aonde Ele nos guia, lemos o que Ele nos orienta. No mestrado, a gente tem um orientador. O Prof. Jaime Ripoll é o meu orientador. Ele está pra Europa agora, estou me virando por aqui com ajuda da minha co-orientadora, a Prof. Lisandra Sauer. No plano espiritual, o Espírito é o nosso orientador. Por causa da ação dEle não gastamos o dia e a noite toda pesquisando, vamos direto ao que interessa. É brilhante isto. É maravilhoso diriam alguns! E tem seu preço, Ele exige a nossa lealdade.
Bem, deixa eu voltar a pensar na minha dissertação agora. Por que o Prof. Jaime não facilita tanto as coisa pra mim quanto o Espírito.