sexta-feira, 20 de abril de 2012
Uma nova abordagem sobre trabalho
A escritora Taylor Caldwell em sua obra Médico de Homens e de Almas fala algo a respeito de trabalho. Quando descreve o caráter do personagem Diodoro ela diz o seguinte:
Nunca lhe ocorria como romano moral anacrômico, procurar algum divertimento sexual, nos fervilhantes bordéis de Antioquia, nem considerava próprio reunir-se a alguns companheiros romanos da cidade, para jogo, assistir a rinhas de galo, ou manter simples camaradagem. O lugar de um homem, depois de seu trabalho era o lar, segundo pensava Diodoro, por muito trivial que fosse a conversação da sua esposa. Bebia muito pouco à mesa e acreditava ser a embriaguez um dos pecados maiores. Assim sua única evasão estava no trabalho.
A palavra que mais explica este texto é o verbete 'evasão'. Neste contexto tem o sentido de distração. Entendo que a autora considera que além do trabalho a alma de um homem precisa de um pouco de distração, e que todos devem buscá-la, cada um com a quantidade de coragem que Deus lhe deu. Distração tem exatamente a ver com o padrão de ondas alfa que falamos no último post. Até existe a expressão 'entrei em alfa', que é quando o sujeito exagerou na distração e saiu totalmente fora de realidade, para o estado de transe. A idéia é aumentar a intensidade das ondas alfa no cérebro apenas.
Assinar:
Postagens (Atom)