domingo, 20 de junho de 2010

O reino das pulgas e a auto-limitação




Imagine uma pulga dentro de um vidro fechado. Agora, coloque-se no lugar dela (brabo isso). Tente sair do vidro. Pule, pule, pule e pule. Não conseguirá. Após algum tempo a pulga (não você) terá desistido. É como dar um choque em um ratinho de laboratório toda vez que ele se aproximar da porta da ratoeira. Ele aprende a passar longe da porta.

Findada a insitência da pulga, abre-se a tampa do vidro e ela continuará parada. Não sabe que já pode sair. Talvez se você der uma cutucada nela ela se atine... Este processo é um exemplo tosco de auto-limitação, não das pulgas, mas do gênero humano.

Acontece de algumas pessoas se auto-limitarem por desistirem fácil. A pulga do caso, por exemplo, poderia continuar insistindo em sair do vidro enquanto tivesse energia e, após ter cansado poderia parar um pouco pra tomar um fôlego em seguida retornando à luta novamente. Esses são os chamados teimosos.

Agora, suponhamos que a pulga tenha olhos e que, ao invés de ficar insistindo teimosamente ela se deite no fundo do vidro e olhe para cima a ver quando é que vão abrir a tampa. Bem, primeiro ela tem que ter esperança de que tal possa ocorrer. Caso contrário também estará se auto-limitando. Então a pulga fica lá paradinha esperando o momento mágico. Dessa forma ela pode poupar bastante energia. E com a energia poupada poderá resistir mais tempo sem se alimentar até que finalmente alguém abra a maldita tampa... As pessoas que agem assim são aquelas chamadas de racionais, quer dizer, não que as outras também não sejam, mas nelas esta característica é mais acentuada.


Falando em pulgas, me lembrei daquela piada: Duas pulgas conversando. Uma delas pergunta "Será que existe vida em outros cachorros?". Acrescento à piada, que a outra pulga respondeu "Se existe não sei, mas eu vou descobrir agora". E pulou do pelo ralo e sarnento daquele vira-latas magricela para um collie peludo, gordo e saudável que ia passando.


Um comentário:

Luciana Espindola disse...

Eu quero textos novos!!!