quinta-feira, 13 de dezembro de 2012
Raízes Históricas do Gaúcho
Algumas pessoas ficaram escandalizadas com a caricatura que fiz do gaúcho esses dias. Afirmei com convicção que, quando o turista põe o pé no RS, o que lhe aguarda é um gaúcho laçador com um relho (equivalente social do laço) na mão pronto para lhe dar uma bordoada. Não estou aqui pra pedir mil perdões, antes para justificar a afirmativa. Da obra "Rio Grande do Sul, Terra e Povo", Editora Globo:
A formação do RS é um dos capítulos mais recentes da história brasileira. Basta dizer que a integração definitiva de seu território só se completou no início do século XIX.
Mas, justamente por isso, por ter sido o único ponto do território nacional em que a ocupação portuguesa se chocou, de imediato, com a espanhola, a fisionomia do RS foi sempre a de uma fronteira em armas. Esta circunstância conformou um tipo de cultura que já aí começa a diferenciar-se do resto do país.
No correr do século XVII, quando os missionários espanhóis da Companhia de Jesus instalaram na margem esquerda do Rio Uruguai os seus aldeamentos, mais tarde reduzidos aos Siete Pueblos, convergiram para a região que hoje constitui o território estadual duas forças rivais: a expansão espanhola, representada pelo Jesuíta a serviço dessa nacionalidade, e a portuguesa, encarnada pelo Bandeirante.
No litoral atlântico, a vila catarinense de Laguna; no estuário platino, a Colônia do Sacramento; e, terra adentro, a fortaleza do Rio Grande de São Pedro, embora distanciadas umas das outras vão-se depois articular num sistema misto de defesa e ataque. Mas, nas coxilhas abertas à atividade pastoril, a fronteira das duas culturas ibéricas continuaria indemarcada, oscilando conforme a própria mobilidade do pioneiro. Fixada nas areias litorâneas da entrada da barra, a civilização luso-brasileira teve de enfrentar, por isso, inicialmente, dois opositores: a Oeste, o silvícola dos aldeamentos, adestrado na arte da guerra; ao Sul e a Sudoeste, as tropas mandadas diretamente de Buenos Aires. Nos vales do Jacuí e do Uruguai, ou seja, nas duas grandes bacias fluviais por onde se deu a penetração do branco, os sertanistas de São Paulo e o índio missioneiro engalfinham-se em luta sangrenta.
continua
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