quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Laboriosas formigas




Estou com um pouco de dificuldade pra postar porque tem dado um sol tão maravilhoso que é difícil ficar trancado numa sala fechada. Hoje finalmente consegui. Vou dar sequência ao tema da fábula A Cigarra e a Formiga. Vai dar uns dois ou três posts. O texto seguinte foi tirado de uma enciclopédia:

Essa aparência de inteligência que caracteriza o comportamento da formiga é, na verdade, um notável desenvolvimento do seu sistema nervoso. Um dos principais órgãos do sistema é a antena, de propriedades táteis e olfativas, ao mesmo tempo, que as formigas usam para se investigarem umas às outras toda vez que se encontram. As antenas duplas - um dos artículos é maior - individualizam as formigas entre todos os insetos, assim como a conformação do abdômen e a longevidade as distinguem entre os seus companheiros de ordem: a abelha e a vespa. Mas há um denominador comum entre estes, os mais evoluídos entre os insetos: seu caráter gregário.

Outro ponto que investiguei foi o texto de Provérbios 6 "Vai ter com a formiga..." do sábio Salomão. Um comentário de eruditos da Bíblia diz o que segue:

I)Preguiça é uma causa mais certa de pobreza e desgraça do que ser fiador para outro. O amigo creditado pode prosperar e a fiança nunca ser solicitada mas o vagaroso tem problema garantido.

II)Salomão foi um diligente estudioso da natureza. Ele ficou intrigado com o fato de as formigas levarem vida em comum em perfeita ordem e cooperação sem ninguém supervisionar o processo e ditar o trabalho que cada membro deveria fazer.

III)Tem havido muita discussão entre naturalistas e comentaristas quanto a se a formiga realmente tem tais hábitos como descritos neste texto, isto é, se ela de fato armazena comida para longo tempo. É hoje estabelecido, entretanto, que algumas espécies assim o fazem.

IV)A Septuaginta - versão da Bíblia traduzida por 70 sábios - tem a seguinte interessante adição ao verso 8: Ou vai à abelha e aprende quão diligente ela é, e quão duramente ela é engajada em seu trabalho; cujos labores reis e súditos usam para saúde, e ela é desejada e respeitada por todos.







Nenhum comentário: