sexta-feira, 20 de julho de 2012

Um neologismo bíblico



Encontrei a palavra Shekinah num livro e pesquisei algo mais sobre ela. Aí estão definições de fontes diversas, algumas com influência cristã, outras com influência pagã e outras com influência iluminista.

1) Shekinah. Significa sabedoria, é representada pelo sexo feminino que a personifica. Ela é mencinada no livro de Provérbios na Bíblia Sagrada, escrito pelo rei Salomão. Se tiver muita paciência poderá encontrar referências a ela em trechos obscuros do livro de Provérbios. Alcançar o conhecimento é algo semelhante à união com a Shekinah. Talvez daí tenha surgido o termo conhecer, tão frequentemente usado na Bíblia para indicar que alguém teve relações sexuais com outra pessoa.

2)Shekinah se estende para fora de Deus da mesma maneira que a mulher se estende para fora do homem, através da costela retirada deste.

3) SHEKINAH. Esplendor, glória ou presença de Deus habitando no meio do seu povo e o equivalente judaico mais próximo do Espírito Santo. O termo é posterior à Bíblia, mas o conceito está no ensinamento de que Deus habita no meio do seu povo (Êx 29.45). A glória de Deus é vista em fenômenos como relâmpagos e nuvens no monte Sinai (Êx 19.16) e a nuvem brilhante que descia sobre a tenda da congregação e guiou Israel pelo deserto (Êx 40.34). A glória divina também está presente de modo especial no templo e na cidade celestiais (Ap 15.8; 21.23). Foi vista na transfiguração de Jesus (Lc 9.32) e será vista quando Jesus voltar à terra (Mc 8.38).

4) SHEKINÁH É A FEMINILIDADE INTERIOR E É A FORÇA QUE MODELA E SUSTENTA TODA A CRIAÇÃO. ELA É O PRINCÍPIO DA SABEDORIA.

5)Shekinah: A presença de Deus, a santificação do universo molecular pelo Espírito Santo, é o que os antigos israelitas chamavam “hocma” - a ciência da alma, da afeição, da coragem e do ânimo, a capacidade para ver, para sentir, e portanto para agir como se o futuro dependesse de você.

Continua na próxima.

Nenhum comentário: