terça-feira, 1 de outubro de 2013

O fator educação



Esses dias me lembrei do meu orientador, de quando eu ainda estudava física. Eu trabalhava como voluntária, não tinha bolsa de pesquisa sobrando. A única vez que ele me chamou na sala dele pra conversar foi pra me mandar "circular o conhecimento, a informação". Na época não fez muito sentido, hoje sim está claro, o conhecimento só multiplica quando a gente põe ele pra circular, igualzinho ao dinheiro.

Outro episódio que eu não me esqueço também, foi no último Fórum Social Mundial, quando ouvi um estrangeiro comentar dentro da Linha Universitária que o que falta ao Brasil para entrar no time do primeiro mundo é..., adivinha?

Bem, ano passado, me convidaram para assistir uma semana de aulas no pré Unificado, a semana de apresentação dos professores. Não sei se é de conhecimento geral, o Unificado faz política e sabe onde pisa. Queria "circular" alguma informação que anotei daquelas aulas com algumas observações minhas.

Dos problemas da educação brasileira

1. ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente: o professor não pode fazer nada porque é tudo antiético, e quando o aluno vai mal a culpa cai sempre nele. 2. LDB - Lei de Diretriz de Base: média 5 ou 6 acarreta preguiça mental, e pior que ninguém nasce com QI alto. Cérebro é igualzinho músculo, precisa fazer ginástica pra hipertrofiar. 3. SOE - Serviço de Orientação Educacional: para tratar do problema dos "burros". Como professora de aula particular classifico os alunos em duas equipes: os que aprendem rápido mas demoram para fixar o conteúdo e aqueles que demoram para aprender mas logo que entendem memorizam o aprendizado. Isto é genético, depende do balanço metabólico, não adianta estereotipar o aluno, precisa orientar o estudo no sentido de adaptá-lo a essas diferenças. 4. Os livros do tipo rapidinhos, que pulam etapas do aprendizado. Por exemplo, algum aluno sabe da onde veio a relação 3,6 m/s = 1 Km/h? É desta maneira que o aluno vai aprender a raciocinar por si mesmo?

Dos problemas da juventude brasileira que influenciam o aprendizado

1. Auto-limitação: "Ai profenssor, eu não consiiiigo entennnder..." ou "eu odeeeeeio matemática". O conselho é: Vá te reciclar! 2. "Miojização" da cultura: querem aprender tudo em 3 minutos. Fenômeno cultural que reflete o avanço tecnológico no setor educacional: TV, celular, calculadora científica, smartphone e tablet. 3. Subcultura holidiana: afeta a interdisciplinariedade, a ligação dos fatos ordinários. 4. Geração Y: dizem que a Geração pós-Geração-COCA-COLA faz tudo ao mesmo tempo, é hiperativa, não tem concentração.

Dos problemas de relacionamento com os alunos.

1. Protesto silencioso: onde escasseia a comunicação abunda a violência. Chamam de tourada, a essa palhaçada. 2. Cadeiras e bancos: como todo mundo sabe as cadeiras e bancos das escolas brasileiras não são muito "confortáveis". 3. Resumo: ou é falta do Verbo ou é falta da verba. Claro como as águas do Guaíba...

Nenhum comentário: