quinta-feira, 18 de junho de 2009

O Teorema Fundamental do Cálculo




Outro dia eu perguntava ao Patropy - é o apelido do Fagner por causa do cabelo encaracolado dele - qual o teorema mais importante para a prova. Afinal ele era o cara que estava sabendo mais que todos nós. É o cara que resolvia os exercícios mais difíceis.

Aprendi isso na prova de seleção para mestrado. Isso de se ligar no que vai ser cobrado só baseado nas experiências de semestres anteriores. Acho até que aprendi demasiado tarde porque em cálculo e álgebra linear muito se estuda pelas provas dos semestres anteriores e pouco pelo livro. Foi assim que passei em álgebra linear com A facinho sem nem abrir o livro.

Mas embora houvesse usado este método antes e comprovado a sua eficácia e embora as provas para a seleção dos semestres anteriores estivessem disponíveis na web eu sempre acreditei mais no poder do estudo disciplinado, diário e metódico.

Nesse meio tempo, nesses quatro meses em que estive estudando para a tal prova, o Alberto, que já foi professor substituto de cálculo e que portanto conhece muito bem o Teorema Fundamental do Cálculo, me falou o seguinte:
- Prova do mestrado tu só vai lá aplica o Teorema Fundamental do Cálculo e deu. Eu nem dei muita bola. Ele sempre está brincando. Nessas condições não dava pra levar o dito a sério. No entanto não me esqueci daquilo.

No dia da prova eu estava bem ansiosa, nervosa e tudo mais. Eram cinco questões dissertativas. O professor entrou na sala dizendo: - Bem isso aqui é uma prova pra ingresso na matemática então é óbvio que a prova é de matemática. E quanto às perguntas não adianta responder sim ou não. O que conta é a justificativa.

Começamos a prova às 9. E nos foram dadas 3 horas pra terminá-la. Com muito esforço fiz as 4 primeiras questões, às vezes achando que não ia conseguir, trocando de questão e depois retornando novamente atrás até fazer tudo. Faltava pouco mais de meia hora pra terminar quando iniciei a última. A primeira coisa que pensei foi: Que teorema eu uso, que teorema eu uso, que teorema eu uso? Daí me lembrei do Alberto e claro, do Teorema Fundamental do Cálculo.


Nenhum comentário: