domingo, 25 de abril de 2010
Sobre o Direito de Falar
Creio que a maior parte da comunidade universitária já está a par da discussão em torno do tempo de duração das formaturas. Entre duas e quatro horas é o que dura uma formatura na Ufrgs. A reitoria está decidida a diminuir este tempo custe o que custar, o que provavelmente custará o corte dos agradecimentos individuais.
O DCE diz que a Reitoria não está preocupada com o tempo e sim com as manifestações políticas e sociais envolvidas. E parece muito provável. Porque a formatura da Ufrgs não é apenas um ato formal, solene, como seria de se esperar de uma colação de grau. É o momento de os alunos fazerem um grau e principalmente falarem o que der na telha no breve tempo de agradecimentos que lhes é concedido.
O DCE propõe uma limitação do tempo mais rigorosa que a atual de cinco minutos, que na prática vira até 10 minutos. Dois minutos ficaria bom pra ambas as partes segundo a proposta do Diretório Central. É ridículo fazer uma censura ao que é falado evidentemente. Mas em muitos casos os membros da mesa se sentem atingidos, pra não dizer ofendidos, pelas declarações dos formandos, as quais seriam mais apropriadamente feitas em particular, no gabinete do alvo em questão. Claro que não causariam a mesmo efeito, como se chama isso?, pressão? seja o que for.
A formatura é uma espécie de Orçamento Participativo da Ufrgs, criado pelos alunos, óbvio, para se meterem nas questões administrativas no pior momento possível, um momento de festa. Talvez porque festa de pobre é bagunça e bagunça de rico é festa.
Se a universidade de fato conseguir dar um calaboca na gente, bom, não é o fim, ainda restam os oradores, as pichações no centro de vivência, as paradas em frente à reitoria e o que mais a criatividade puder produzir.
A pergunta que fica é: Quem está incomodado com o tempo de formatura? Os formandos? Os convidados dos formandos? O funcionário que tem que apagar as luzes no final? Quem paga a conta de luz? As produtoras?
Aos poucos as coisas vão se esclarecendo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário