segunda-feira, 1 de agosto de 2011
Que é globalização ?
Continuando com a série de provas para proficiência e línguas encontrei outro texto sobre globalização desta vez no espanhol. É de autoria de Oscar Barahona. Achei bastante idealista, mas vai lá:
O conceito globalização tem sido mal entendido e destorcido, às vezes intencionalmente. Não se trata de facilitar os negócios de um banqueiro nova-iorquino com outro de Singapura, como se tem dito. Muito menos é fortalecer a empresa de grande porte e internacionalizá-la com o único proveito de seus donos, nem de propiciar um livre comércio entre países que favoreça somente os grandes e no qual se pratiquem impunemente a “lei do funil” ou a “lei da selva”. Seguir por esse caminho equivocado seguirá fomentando a violencia e impedirá o progresso que requer a humanidade, como um todo e em todas as ordens. Por isso o conceito “globalização” deve ser clarificado e reorientado para que gradualmente se alcance o objetivo de todo processo de desenvolvimento econômico e social: cristianizar a economia e fortalecer o ser humano em todo o mundo. Isto significa que não é conveniente seguir aumentando o poder do Estado que, embora é necessario que exista, é preciso eliminar-lhe as restrições indevidas e prejudiciais para o ser humano.
A globalização tem um objetivo cardinal: a paz interna de cada país e, consequentemente, a paz internacional permanente. Não haverá paz enquanto imperem injustiças. É indispensável que os governantes enfatizem mais o combate à pobreza extrema, às desigualdades sociais e, além disso, que haja um grande esforço em proteger e desenvolver vigorosamente o setor campeiro e o homem do campo. Esse e outros desequilíbrios internos preocupam e devem ser eliminados logo e com firmeza para bem de todos os habitantes de cada país. A globalização, por suposto, também envolve abolir as fronteiras físicas e universalizar o respeito às tradições e às características de cada nação.
La Nación 19/09/2001
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário