quarta-feira, 18 de março de 2009
Mudanças
Notei algumas mudanças no perfil dos frequentadores do Vale. Mais orientais e mais negros - predominantemente estrangeiros. Eu penso que tenho uma explicação. Esse acordo que o Brasil tem com a Angola, onde há uma fundação gerenciada por cônsules, manda muitos estudantes para o Brasil, não só da Angola mas também de outros países da África. Muitos desses estudantes são totalmente patrocinados por essa fundação. Outros vem por conta própria.
Acontece que o estudo secundário na África fica abaixo do brasileiro, ou mesmo que eles concluam o segundo grau por aqui não tem desempenho comparado ao nosso porque já vieram de um primeiro grau meia boca. Portanto esses abençoados protegidos do cônsul tem poucas chances de entrar na Universidade Federal exceto por matrícula cortesia - como dependentes do cônsul - o que deve ter um número limite de vagas. E eles são muitos, tanto que dá pra encher um casarão no Rio de Janeiro onde o cônsul os recebe nas férias de verão.
Então fiquei pensando que essas cotas para negros tem por objetivo favorecer essa gente importada, que depois de formada volta pra o seu país de origem, com emprego garantido, deixando nenhuma contribuição do seu estudo para o nosso país após ter engordado os nossos cofres.
Se isso é bom ou ruim não sei. Só juntando o Ministro da Educação com o da Economia somando, dividindo, derivando, e extraindo a raiz quadrada para saber.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário