terça-feira, 3 de março de 2009

Old Chemists Never die



Velhos químicos nunca morrem? O que você acha? Afinal, eles têm o poder de tranformar a matéria através de reações químicas. Basta um catalisador, um ácido, uma base, um álcool - pra desinfetar - e taram... Vira pastilha de hortelã. Bueno isso não?
Pode parecer incrível essa historieta de ficção científica de buteco - bar do antônio. Entretanto os químicos realmente acham que não morrerão quando ficarem velhos. Li isso num adesivo colado num armário do Instituto de Química.
Eu atalhava frequentemente por dentro daquele prédio. Um dia parei pra ler o que dizia naquele adesivo colorido colado em um armário. Pra começo de história um armário no meio do corredor já chama atenção dos trauseuntes. Agora imagina um troço colorido colado sobre ele.
Dizia lá: Old chemists never die they just fail to react. O que é compatível com a teoria química. Portanto desse ponto de vista uma verdade. Bom, se é assim então não só os químicos velhos mas todos nós quando envelhecermos não morreremos e sim deixaremos de reagir.
Parei pra refletir: reagir quimicamente ou reagir socialmente? Sei lá. Só perguntando pra o carinha que teve essa tirada.
Gostei tanto desta frase que andei pesquisando e encontrei outras parecidas. Ó:

Old chemists never die, they just fail to react.

Old chemists never die they just reach equilibrium

Old chemists never die, they just smell that way.

Old chemists never die, they just do it inorganically

Old chemists never die, they just lose their refluxes

Old chemists never die, only their entropy increases

Acho que todo mundo que lê este blog sabe ler isso aí então não vou traduzir.
Pelo visto os químicos tem mesmo uma visão positiva sobre a morte ou minimizam a questão de uma maneira bem humorada.
Depois de achar isso pesquisei mais um pouco e achei uma enorme lista de Old people never die they just... Tem várias profissões e tal. Confere lá, é muito show:
Old People Never Die


Nenhum comentário: