quinta-feira, 19 de março de 2009

A Teoria do Caos, os Fractais e os Anarquistas




Tenho um recado para os anarquistas da Ufrgs. Eles dizem que governo é caos e anarquia é organização. O que eles não dizem é que há uma ordem no caos. Order within Chaos: Towards a Deterministic Approach to Turbulence é um livro interessante que trata sobre esta nova maneira de ver o caos. Foi digitalizado pelo Amazon.com. Está freezinho da silva na web para quem tiver a fim de se distrair um pouco deitado lendo numa redinha.

Era Física Matemática III e o "sor" Leonardo nos disse que havia apenas duas cópias disponíveis: uma em francês e uma em inglês. E acrescentou que a gente podia aprender a ler em francês rapidinho em uma semana.

Mais adiante fiz umas disciplinas de francês instrumental e pude constatar que o francês é bem fácil mesmo. Dá para aprender em um ou dois semestres apenas a ler um livro técnico. Pra quem trabalhou na França como ele é outra história. Ele apenas nos esnobou um pouquinho.

Mas voltando ao caos. Um texto publicado na revista Superinteressante em julho de 2003 - Há ordem no caos - fala sobre o assunto com testemunho molto interessante de matemáticos e estatísticos - puxando a brasa pra o meu assado.

Na definição de Dom Pernety, alquimista do séc.18, o caos é a matéria confusa, anterior à forma que lhe é dada pela Obra do criador a partir de certo momento. Do Caos nasce a Ordem, mas da Ordem, quando quebrada a hierarquia (o Degree definido por Shakespeare, entre outros) nasce também o Caos. Trata-se de um equilíbrio frágil, mutável. O Caos significa "confusão e mistura" algo que o Rei de Mistura do Conto da Serpente Verde de Goethe representa.

Em Shakespeare é à ordem social e ao caos que se lhe pode seguir que encontramos interessantes referencias, no drama TROILUS AND CRESSIDA.
...
"Oh, quando a ordem se abala, /escada que é para os mais altos desígnios, /o projecto falece. Como poderiam as comunidades, /os graus nas escolas, irmandades nas terras /o comércio pacífico entre praias distantes, /o direito devido ao primogénito, /prerrogativas da idade, coroas, ceptros, louros /permanecer no lugar que é devido a não ser pela ordem ? /Retirai essa Ordem,
desafinai essa corda, /e vede ! que discórdia se segue.... /a ordem sufocada cede o lugar ao caos." (Acto I )

Na Mitologia grega, o Caos era considerado o estado não organizado, ou o nada, de onde todas as coisas surgiam. De acordo com a Teogonia de Hesiold, o Caos precedeu a origem, não só do mundo, mas também dos deuses. A cosmogonia de Orphic afirma que Chronos (personificação do tempo) deu origem a Ether e a Caos, este formou um enorme ovo de onde nasceu o Paraíso, a Terra e Eros.

Atualmente, com o desenvolvimento da Matemática e das outras ciências, a Teoria do Caos surgiu com o objectivo de compreender e dar resposta às flutuações erráticas e irregulares que se encontram na Natureza, resíduos da formação primordial vinda do grande ovo de Caos.

A ciência do Caos é relativamente recente e é considerada a terceira grande revelação deste século nas ciências físicas.

A investigação do Caos teve início nos anos 60, quando se descobriu que sistemas complexos, que podiam descrever possíveis previsões do tempo, podiam ser traduzidos por equações matemáticas simples. Do mesmo modo, sistemas que eram aparentemente simples e modelos deterministas, podiam levar a problemas muito complexos.

Através do estudo desta ciência, verificou-se que um sistema passa facilmente de um estado de ordem para um estado caótico, podendo surgir, por vezes de uma maneira espontânea, dentro do caos, a ordem. Também foi verificado que pequenas diferenças nas condições iniciais de um sistema podem conduzir a diferenças bastante significativas no resultado final, sendo deste modo fortemente abalado o paradigma da física determinista.

Porém, compreendendo o comportamento caótico, muitas vezes é possível entender como o sistema se comportará como um todo ao longo do tempo. Esta ciência tem proporcionado algumas descobertas extraordinárias e levantado questões tão problemáticas que a tornam muito interessante e desafiante.

A geometria fractal está intimamente ligada à Teoria do Caos. São as estruturas quebradas, complexas, estranhas e belas desta geometria que conferem uma certa ordem ao caos, e esta é muitas vezes caracterizada como sendo a linguagem do caos. A geometria fractal busca padrões organizados de comportamento dentro de um sistema aparentemente aleatório.

Só por isso vou postar umas imagens lindas de fractais em seguida.


Nenhum comentário: