A Ufrgs tem três casas de estudante: a CEU, a CEUPA e a CEFAV. A CEU fica na João Pessoa na altura do campus Centro. Fui lá numa festa de São João. Tava bom. As gurias me ensinaram a fazer pipoca doce com açúcar mascavo.
Primeiro dei uma bola fora. Tinha um casalsinho de bobeira e eu tive o ímpeto de perguntar a eles em que andar era a festa. Resultado: fui parar no andar errado.
Um tarado me encontrou rateando sozinha por lá e me atacou. Parecia meio desesperado. Eu ainda tive a paciência de dar conversa pra o sujeito. Cada tipo!
Felizmente o prédio é pequeno e eu acertei o andar na segunda tentativa.
Quando a porta do elevador se abriu tive a impressão de estar numa boate GLS. Uma moça muito forte de lábios coloridos e ombros largos equilibrava-se em cima de um salto alto. Outra gritou lá do fundão do corredor:
- Fulana, tem uma meia-calça pra me emprestar?
Puts, tinha manifestação do partido rosa justo naquela noite.
A casa do estudante é uma benção pra quem vive com bolsa de iniciação científica de 241 reais. Eles até criaram um slogan pra os bolsistas. VI alguns adesivos colados nas portas dos prédios da Física. BOLSA É SALÁRIO. EU SOBREVIVO COM ELA.
Não sei se referiam-se à bolsa de IC ou à de pós, que é realmente um salário.
Mas conheci pessoas, estudantes esforçados que sobreviviam com a bolsa de IC almoçando no RU e pagando passagem escolar. Heróis do sistema educacional brasileiro.
Graças à casa do estudante. Que é um lugar de risco é. Risco de assalto, risco de doença. Ninguém duvida.
Mas é um CEU na Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário